
A primeira turbina a ser concluída em um projeto para construir o maior parque eólico offshore do mundo, no Mar do Norte, começou a abastecer residências e empresas britânicas.
Os desenvolvedores confirmaram na segunda-feira que o Dogger Bank, que fica a 70 milhas náuticas da costa de Yorkshire, começou a produzir energia no fim de semana, quando a primeira das 277 turbinas foi conectada à rede elétrica.
O projeto, desenvolvido em conjunto pela SSE da Grã-Bretanha e pela Equinor e Vårgrønn da Noruega, produzirá 3,6 gigawatts de energia, o suficiente para 6 milhões de residências por ano, quando for concluído em 2026.
Rishi Sunak disse que o projeto era “fundamental para gerar energia renovável e eficiente que pode abastecer as casas britânicas a partir dos mares britânicos”.
O endosso do primeiro-ministro ocorre semanas depois que ele recebeu fortes críticas de ativistas verdes por recuar nas políticas líquidas zero, enquanto busca tornar a transição energética um campo de batalha político importante.
O governo também foi condenado no mês passado, quando um leilão de energia desastroso não viu novos parques eólicos offshore garantirem contratos, apesar de haver potencial para 5 GW de projetos – o suficiente para abastecer 8 milhões de residências por ano.
Keir Starmer, que discursará na conferência do Partido Trabalhista em Liverpool na terça-feira, disse que a falta de investimento de Sunak em energia eólica é um “presente para Putin, que estrangulou o mercado internacional de gás ao qual estamos viciados”.
O custo de material, mão de obra e financiamento aumentou acentuadamente para os desenvolvedores de parques eólicos no ano passado. No início deste ano, a empresa sueca de energia Vattenfall disse que deixaria de trabalhar no parque eólico multibilionário de Norfolk Boreas porque o aumento dos custos significava que não era mais lucrativo.
Sunak disse que o desenvolvimento do Dogger Bank de £ 9 bilhões “não apenas reforçaria nossa segurança energética, mas criaria empregos, reduziria as contas de eletricidade e nos manteria no caminho certo para o zero líquido”.
Alistair Phillips-Davies, executivo-chefe da SSE, disse: “Tem havido muita conversa sobre a necessidade de construir suprimentos de energia domésticos, mas estamos agindo em grande escala”.
Os desenvolvedores disseram que cada rotação das pás de 107 metros de comprimento na primeira turbina do Dogger Bank poderia produzir energia suficiente para abastecer uma casa britânica média por dois dias.
No ano passado, a SSE ativou outro grande projeto eólico – o maior parque eólico offshore da Escócia, o Seagreen.
O aumento nas contas de gás e eletricidade nos últimos dois anos, em parte ligado à invasão da Ucrânia pela Rússia, lançou os holofotes sobre o sistema de energia doméstico da Grã-Bretanha.
O governo estabeleceu uma meta para descarbonizar o sistema elétrico do Reino Unido até 2035, enquanto o Partido Trabalhista se comprometeu a alcançar o mesmo feito até 2030. No entanto, eles enfrentam uma tarefa considerável para atingir essas metas em um mercado atualmente dependente da geração de energia por combustíveis fósseis.
Fonte: O guardião